quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Kitsch


Wikipédia: Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São freqüentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada.

Você pode não saber, mas por trás de objetos de decoração como um pingüim de geladeira, uma garrafa com formato de abacaxi, flores de plástico, anões de jardim, mistura de estampas, cores fortes, figuras famosas e de tantas outras coisas descritas pelo senso comum como “cafona” e “brega”; existe algo mais do que a “falta de bom gosto” . O que todos estes itens têm em comum é o fato de serem resultado da influencia de uma forma muito particular de arte, o Kitsch.
Quem dita a moda são os estilistas, designers e formadores de opinião, porem sem duvida a maioria das pessoas se espelha em programas de TVs, personagens de novelas, cantores, it girls...enfim, pessoas que estão na mídia e que trazem a realidade figuras ilusórias.
Kitsch esta tão em alta que pode ser observada em bijuterias, cores do cabelo, unha, maquiagem, a maneira de andar, de se portar, de se pronunciar, de rir, cantar... Tudo é Kitsch. 

O marco de uma época, de uma geração e de um movimento também é kitsch.
Kitsch é também um estilo decorativo, uma confusão divertida, desordem, explosão de cores, mistura de estampas, texturas, tecidos, figuras de animais, imagens religiosas, flores artificiais, fotografias, enfeites de outras décadas, enfeites modernos, extravagante, ousado, estilo retro, vintage, atual...original!
Kitsch é chique!
bjobjobjobjobjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário